Além de Dave Elman e Milton Erickson: outras abordagens da Hipnose Clínica

5 de janeiro de 2023 Por EduTomazett

Essa é uma daquelas postagens feitas mais para o público de iniciados em hipnose do que para os leigos, porém como é muito comum algumas pessoas caírem de paraquedas em alguns artigos aqui do site, achei melhor fazer uma pequena introdução sobre o assunto. 

Primeiramente é preciso esclarecer que atualmente a prática da hipnose se divide basicamente em Hipnose Clássica (Dave Elman) e a Hipnose Conversacional (Milton Erickson), essa última também chamada de Hipnose Ericksoniana. Ou seja, essa divisão acaba acontecendo pois os métodos aplicados entre elas acaba sendo muito diferente e inclusive a definição de transe, um estado “obrigatório” para a hipnose acontecer, pode ser discutido de formas variadas entre os praticantes de ambas as técnicas.

Assim como diversos outros assuntos, as técnicas da hipnose acabaram por ficar muito polarizadas e vez ou outra é possível esbarrar com discussões se uma técnica é melhor que outra. Com o intuito de simplificar, fiz o vídeo abaixo há algum tempo e acredito que ele ainda seja de grande utilidade para o melhor entendimento dessas duas técnicas.

Dave Elman

Considerado o pai da hipnose, Elman foi um notável radialista, comediante e compositor que nasceu em North Dakota, Estados Unidos, e viveu entre 1900 e 1967. Quando criança, seu pai foi diagnosticado com câncer e procedeu com um tratamento por um profissional denominado hipnotizador. Desta forma, seu pai consegui aliviar as dores e ter uma despedida com o filho.

Para Elman, a hipnose é um estado mental no qual a faculdade crítica do indivíduo é contornada e pode-se estabelecer o pensamento seletivo. Utilizando isso, o hipnólogo pode conseguir que o hipnotizado foque em um determinado elemento com o qual precisa entrar em contato para o processo terapêutico ser efetivo.

Por ser um radialista, as contribuições de Dave Elman para o tom de voz utilizado durante o transe hipnótico são fundamentais, já que dependendo do tipo de comando dado, o cliente pode ou não chegar ao resultado pretendido pela indução.

Se podemos eleger uma contribuição importante dele para a hipnose foi a criação de um método infalível para se levar uma pessoa ao transe, conhecido como “Indução de Dave Elman”.

Milton erickson

Podemos dizer que sem dúvida este é um dos casos em que temos o profissional e a lenda. Enquanto profissional, Milton foi um psiquiatra norte americano que viveu entre 1901 e 1980.

A lenda começa em sua infância e adolescência, quando começou de forma empírica começou a estudar o comportamento humano. Isso se deu por conta de uma série de problemas de saúde que o acometeram fisicamente, inclusive uma poliomenite contraída aos 17 anos, deixando-o de cama e desenganado pelos médicos. Começando aí suas observações sobre o padrão de linguagem das pessoas e a forma como as expressões não verbais eram fundamentais no processo de comunicação.

Por volta dos anos 30, se forma em medicina e na psicologia e psiquiatria encontra sua área de trabalho, trabalhando por mais de 50 anos. No final da década de 30 já era referência pelo seu trabalho com Hipnose Clínica, aplicada de um jeito único, devido ao seu histórico de baixa mobilidade e também por conta das experimentações já realizadas durante sua época em que esteve acamado.

O transe, para ele, é visto como uma experiência natural a todas as pessoas. O terapeuta captura a atenção do cliente através de aspectos de interesse deste, e com uma linguagem característica.

A terapia evolui de dentro do paciente. E, como resultado, as mudanças ocorridas serão mérito do paciente, e não do terapeuta.

Portanto, a hipnose ericksoniana estimula a confiança e o crescimento do paciente, que busca a ajuda e percebe que a ajuda já está dentro dele. E que aquilo que ele pensou que fosse resistência, preguiça, desânimo… Pode ser o caminho para a cura e o bem-estar.

É ressignificar aquilo que era visto como negativo. Há sempre dois lados de uma mesma moeda.

Ernest Rossi

Esse texto foi motivado por este autor. Ernest foi um psicoterapeuta americano, falecido em setembro de 2020 de causas naturais aos 87 anos. Até pouco tempo atrás eu pouco conhecia sobre as obras de Rossi e para ser sincero, suas obras até o momento não haviam me despertado o interesse… até o momento!

Ao receber uma paciente no consultório que sofre com doenças autoimunes, procurei me informar melhor e acabei me deparando com a obra “A Psicobiologia da Cura Mente-Corpo”. 

Neste livro, o autor sugere que conexão mente-corpo é um processo real, que pode ser observado, mensurado e acessado por meio da psicoterapia. Ao confirmar que é possível utilizar a mente para curar as doenças do corpo, Rossi agora concilia amplas e novas evidências da psiconeuroimunologia, neuroendocrinologia, genética molecular e neurobiologia para mostrar que não há uma lacuna misteriosa entre a mente e o corpo. Em situação dependente-de-estado, a memória, a aprendizagem e o comportamento codificados no sistema límbico-hipotalâmico do cérebro são os maiores transdutores de informação a formar a conexão mente-corpo.

Ernest Rossi apresenta um esquema para a cura que abarca os mais recentes avanços em neurobiologia, processamento de informações, medicina de energia de onda e hipnose. Sua teoria de aprendizagem, memória e comportamento dependente-de-estado é um poderoso modelo que explica a mecânica da consciência e as elegantes sutilezas do processo terapêutico

Sofia Bauer

Uma brasileira de renome na hipnose conversacional, Dra Sofia é de grande importância pois é uma pessoa de respeito que valida o uso da hipnose em ambiente clínico. Sua abordagem é voltada para a Psicologia Positiva com uma pegada espiritualista que leva ao paciente um bem estar emocional e espiritual. 

Abaixo vou apenas colar a biografia do seu site e também deixar linkado os livros na Amazon.

Sofia Bauer é médica, psiquiatra, hipnoterapeuta, com 34 anos de profissão e mais de 50 mil horas de atendimento clínico, atendendo com psiquiatria, hipnose e Psicologia Positiva.

Possui oito livros publicados sobre Psicologia Positiva, Hipnose, Meditação e Neurociência, diversos cursos online e presenciais, além de disponibilizar uma gama de conteúdo gratuito em suas redes sociais e no canal do youtube.

Se especializou em Hipnoterapia Ericksoniana nos EUA, com as maiores referências mundiais da área, como Jeffrey Zeig, S. Gilligan, Tereza Robles entre outros se tornando a pioneira da Hipnoterapia Ericksoniana no Brasil. Seus livros de hipnoterapia são hoje best sellers no Brasil e em Portugal, e formou a maioria dos grandes professores de hipnose do país.

Se especializou em Psicologia Positiva nos EUA com maior professor de Psicologia Positiva do mundo – Dr. Tal Ben-Shahar, considerado o melhor professor de Harvard. Desde então, continuou a sua busca em se aprofundar ainda mais na área, estudando com as maiores autoridades mundiais da Psicologia Positiva, neurociência e meditação como Martin Seligman, Barbara Fredrickson, Deepack Chopra, Jon Kbat-Zinn, Daniel Goleman entre outros.

Tem o maior e mais completo curso de Certificação em Psicologia Positiva online do Brasil, com mais de 5 anos em total sucesso.

 

Ministra palestras e cursos presenciais em todo o Brasil e também no exterior e além disso permanece nos atendimentos clínicos diariamente.

É diretora do Centro Sofia Bauer – onde ministra seus cursos presenciais e on line na área da psicoterapia, psicologia positiva, Hipnose Ericksoniana, psiquiatria e meditação.

Sua missão de vida é ajudar a curar o sofrimento e trazer mais felicidade para a vida das pessoas e, além disso, ensinar tudo o que sabe.

https://sofiabauer.com.br/sofia-bauer/

Melissa Tiers

Acredito que a Melissa Tiers e Sofia Bauer estejam entre as autoras de uma geração que será lembrada e referenciada futuramente. Enquanto Sofia aborda a parte espiritualista do tratamento, Melissa trabalha com foco muito grande em neurociência e principalmente em capacitar os próprios pacientes a solucionar seus problemas, utilizando a autohipnose.

Especializada em tratamentos para ansiedade e gerenciamento do stress, ela também tem diversos livros e um deles focado para crianças e adolescentes. (HIPNOSE INTEGRATIVA para Crianças e Adoelscentes).

Atuante há anos na área da Psicologia, ela é instrutora da NGH (National Guild of Hypnotists) e da Associação Internacional de Conselheiros e Terapeutas, um local de referência no tratamento de fissuras e desregulações emocionais. Ela instrui profissionais e outros atuantes na área da Psicologia humana para assistir indivíduos que possuem dificuldades em manter o equilíbrio emocional e sustentar seu bem-estar.

Melissa também escreveu alguns livros que foram premiados pela classe profissional da área, como “Integrative Hypnosis: A Cromprehensive Course in Change”, “Keeping the Brain in Mind: Practical neuroscience for coaches, therapists and hypnosis practitioners”.

Melissa Tiers é especialista mundial no conceito de quebra de hábitos disfuncionais e o maior nome da área da psicologia e neurolinguística de saúde mental. Profissional experiente na área de Hipnose Integrativa, ela atua com serviço de coaching em saúde mental para pessoas que precisam lidar com problemas do passado, ajudando-as a ter mais força para enfrentar memórias emocionais que ainda causam certos transtornos.