10 de julho de 2020

Entendendo a Psicoterapia Integrativa

Por EduTomazett

Para entender o que é a Psicoterapia Integrativa é preciso entender antes o que são essas duas palavras que formam essa abordagem terapêutica.

Psicoterapias, por si só, são técnicas utilizadas por profissionais de diversas áreas com o objetivo de auxiliar o cliente ou paciente em relação a alguma demanda psicológica. Erroneamente é atribuída a exclusividade da psicoterapia para profissionais da área da psicologia ou da psicanálise, porém temos diversos outros tipos de profissionais que são sim terapeutas da mente, ou seja, psicoterapeutas.

Ao iniciar um atendimento, infelizmente alguns profissionais atendem apenas ao sintoma apresentado e esquecem que aquele sintoma pertence a uma pessoa, que possui diversas questões que podem ter relação com a queixa principal e desta forma fazem um tratamento pontual, ao invés de um tratamento integrativo.

Quem ainda tenta entender o ser humano, de forma fragmenta, está perdendo a oportunidade de se ver como inteiro. Assim nasceu a Medicina Integrativa, não como especialidade médica, mas como um novo modelo de cuidado desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que insere práticas alternativas aos procedimentos tradicionais.

Ela vai além da multidisciplinaridade utilizada por médicos e profissionais de saúde integrados para o tratamento das pessoas. É uma prática terapêutica que aborda de forma integral e completa o processo de cura do ser humano, é uma medicina holística porque ela se preocupa em trabalhar a mente, o corpo e o espírito.

O conceito de medicina integrativa, é uma definição bem mais recente, que vem para definir uma abordagem onde podemos associar diversas linhas terapêuticas, antes conhecidas como complementares ou alternativas (termo já em desuso), como possibilidade de cura e tratamento, associadas aos tratamentos ditos convencionais, visando o benefício do paciente.

Temos então aqui a junção desses dois universos que aplicados de forma equilibrada irão levar até você as melhores terapias para que atinja o seu potencial da melhor forma possível.

Aqui, a hipnose é a principal técnica utilizada e associada com outras abordagens terapêuticas, como Psicanálise, PNL e Neurociência. Realizamos também, quando necessário, associação com outros profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas e médicos.

Agende uma sessão tenha o atendimento que você merece.